Postagem em destaque

Nota de Esclarecimento: Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte:

Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte: Minha ausência temporári...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE CHAPADINHA RECEBE MEDALHA ENQUANTO A POPULAÇÃO VIVE DESPREZADA NOS CORREDORES DOS HOSPITAIS PÚBLICOS.


              
Alguns membros do Sindicato dos Servidores Públicos de Chapadinha (SINDCHAP) participaram nesta segunda-feira(04) da reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizada na sala do CMS localizada na secretaria municipal de saúde.


A reunião foi realmente um grande momento de desabafo dos conselheiros quanto a vários problemas persistentes que nunca acham soluções ou mesmo que não são prioridades do poder executivo em solucioná-las.


A sessão iniciou com o depoimento da diretora da casa do leite, Ana Lúcia, que relatou as exigências da vigilância Sanitária, para serem aplicadas que estão fora das regulamentações de higiene e acondicionamento do leite distribuídos à população. A mesma pediu à secretária de saúde, Dra.  MARIA JOSÉ COUTINHO, que logo providenciasse a solução, evitando assim a interdição do local, pois até o momento apenas 4 dos 14 itens exigidos foram resolvidos.


Em seguida iniciou os informes dos conselheiros, começando pelo Sr. Francejane que desabafou com respeito às ATAS do conselho que como instrumento documental não é levado a sério pois apenas se LÊ e nada é solucionado. Francejane ainda lembrou a secretária Coutinho o caso de RENAN, a criança que foi VELADA VIVA em Chapadinha, em março deste ano, o qual foi prometido pela secretária instaurar um inquérito para apurar os verdadeiros culpados desta FATALIDADE, mas até o momento não houve nenhuma iniciativa para desvendar este HORRÌVEL fato.


O conselheiro PAIVA destacou em seu informe as questões de práticas de PARTOS CESÁRIOS que deveriam ser feitos aqui em Chapadinha, mas por motivos de estruturas ou adequações medicamentosas são deslocados para o município vizinho de MATA ROMA para serem realizados. Paiva também questionou à secretária sobre os inúmeros contratos que estão sendo emitidos pela secretaria de saúde, sendo que já havia sido decidido fazer um concurso público para suprir a demanda.


O mais revoltante foi uma conselheira presente que mostrou sua indignação por sentir na pele o sofrimento da população ao procurar a saúde pública de nossa cidade. Ela revelou o triste episódio que sua filha de 10 anos viveu ao procurar atendimento no Hospital das Clínicas (HCC) no período da noite. Apesar de sua filha que estava com fortes sangramentos no nariz, não recebeu atendimento no HCC por falta de pediatra e para aumentar o seu desespero também negaram atendimento no Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA). Francejane lamentou dizendo que se isso acontece com uma conselheira de saúde imagine o resto da população.


A diretora do HCC , Marisa, que estava presente nesta reunião falou que tudo isso comentado pelos conselheiro é a pura verdade e realidade do nosso município e para piorar a coisas a Dra. Lúcia pediatra que faz o trabalho sobrecarregado de 3 médicos durante a semana, está praticamente pedindo demissão por falta de pagamento, ou seja, se já não tinha pediatra à noite e nos finais de semana agora corre o risco de não termos nem durante a semana diurnamente.


A secretária Coutinho ouviu todas as reclamações, velhas e costumeiras, e sem soluções, e prometeu mais uma vez solucioná-las com a prefeita Danúbia Carneiro. Em seguida ela deu a boa notícia que foi pessoalmente falar com a governadora que prometeu construir um hospital em nossa cidade. E que agora há grande otimismo por haver a representação do deputado Magno Bacelar.


Agora vêm o mais engraçado desta reunião: A Dra. Coutinho tirou de sua bolsa a medalha de HONRA AO MÉRITO que ganhou num congresso realizado em Recife-PE. Essa medalha denominada: “MEDALHA IMPERADOR DOM PEDRO II - MÉRITO DA SAÚDE”, é um símbolo que o Intituto Tiradentes concede mediante pesquisa àqueles que possuem ilibada reputação ético-moral e a quem trabalha com dignidade, competência e interesse para com o desenvolvimento do seu Município. Isto quer dizer que Chapadinha foi reconhecida nacionalmente por ter um sistema de Saúde exemplar e desejável.
“MEDALHA IMPERADOR DOM PEDRO II -  MÉRITO DA SAÚDE”
                     

Muitos fizeram cara de risos quando a Dra. Coutinho repassou a RELUZENTE medalha de mão em mão, agradecendo aos conselheiros essa conquista, pois segundo ela, esse reconhecimento é fruto da dedicação e empenho dos conselheiros e demais profissionais da Saúde pública de Chapadinha. Francejane não conteve seus risos e disse que esta medalha não corresponde com a realidade vivida nos corredores dos hospitais conforme os relatos até mesmo da diretora do HCC.


Ao término da reunião foi apresentado o relatório sucinto da prestação de contas trimestral da saúde. Uma cópia foi encaminhada aos presentes para as devidas análises dos conselheiros, que posteriormente serão discutidas numa próxima reunião extraordinária.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião com a grande esperança que os mesmos problemas, repetidos, ano após ano, sejam pelo menos amenizados para que um dia a população seja premiada com uma digna “MEDALHA” que simbolize o respeito à vida humana.


Membros do SINDCHAP presente na reunião do CMS em 04/07/2011

Armando Ferreira de Araújo
• Enedilson Oliveira dos Santos
• Maria do Rozário de Almeida Lima Filha
• Antonio Farias de Carvalho

Sindicato dos Servidores Públicos de Chapadinha (SINDCHAP)













Nenhum comentário:

Postar um comentário