Postagem em destaque

Nota de Esclarecimento: Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte:

Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte: Minha ausência temporári...

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Prefeita Danúbia distorce as reivindicações do SINDCHAP e tenta derramar discórdia entre a categoria dos Servidores e a nova diretoria.

Foto extraída do blog do Alexandre

                                 
Foi  lamentável a atitude da prefeita de Chapadinha em entrevista concedida à radio cultura FM nesta quinta-feira,07.  A prefeita em seu pronunciamento tentou de todas as formas repelir o ódio  à nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha-Ma (SINDCHAP).  Ela desferiu vários golpes colocando em xeque a dignidade e autonomia dos membros da atual diretoria . Ela insinuou  que a  atual luta sindical  é supostamente política partidária de oposição ao seu governo. Danúbia ainda desferiu mentiras contra o secretário geral, Enedison,  colocado-o  contra até mesmo os professores sócios da entidade por dizer que o mesmo impetrou processos aos colegas por causa da merenda Escolar.

Outra mentira  destilada da prefeita  à nova diretoria do SINDCHAP refere-se ao  estopim que segundo ela foi motivo de confronto para as realizações das  manifestações públicas da entidade. A prefeita alegou que tudo isso se deve ao ofício enviado para o sindicato não dando direitos de disponibilidade aos membros  requerido pela a diretoria.

                                 A VERDADE
* ABONO: 

O reajuste de FUNDEB  no valor de R$ 1.981.610,25 (quase dois milhões )referente ao ano de 2010 creditado na conta da Prefeitura Municipal de Chapadinha pelo MEC em 29 de abril de 2011 foi uma das reivindicações da diretoria anterior por ver os salários dos professores não acompanhar o crescimento de reajustes nas projeções de recursos de FUNDEB para 2011. Nenhuma das 2 planilhas de propostas de ajuste salarial apresentadas foram acatadas. Uma levava em conta os 21,7% de reajustes do valor aluno/ano que aumentou os repasses para 30.279.459,04 (trinta milhões, duzentos e setenta e nove mil, quatrocentos e cinqüenta e nove reais e quatro centavos.) para o nosso município. Outro fator foi o percentual de crescimento de 15,85% do piso nacional do magistério.

CONCLUSÃO: A diretoria anterior do SINDCHAP aceitou naturalmente a desvalorização de apenas 9,09% de reajuste nos salários dos professores e como forma de compensação deu início a reivindicar o rateio de 60% do reajuste de FUNDEB/2010 já citada em forma de ABONO. Visto que esse governo não está querendo abrir mão nem mesmo das “SOBRAS”. Portanto essa luta atual é decorrente dos entraves da prefeita, desde abril, em nem mesmo considerar a divisão legal dos reajustes quer em forma de abono ou valorização salarial.

* DISPONIBILIDADE:

Os costumes as vezes podem virar lei (ISONOMIA). As anteriores direção do SINDCHAP possuía um quadro de praticamente 7 disponibilidade aos membros. Não havia nenhum empecilho diante da prefeita à concessão das licenças para trabalhos na entidade. A nova diretoria simplesmente solicitou mediante ofício as disponibilidades usuais sempre aceitas pela gestora.


No entanto segundo a prefeita, o estopim para as manifestações públicas, foi pelo fato de não conceder as licenças necessárias. A posse da nova diretoria ocorreu em 1º de junho deste ano e no dia 2 enviamos o ofício pedindo as disponibilidades dos membros, Porém, somente agora dia 06 de julho a prefeita enviou ofício ao SINDCHAP e recebido ontem,07, pelo presidente Armando. Ora, se as manifestações ocorreram na semana do dia 20 de junho,como pode as disponibilidade ser a causa das revoltas se somente agora ela nos enviou o ofício que trata de apenas 1 licenças concedida ao SINDCHAP ? Porque há um tratamento desigual da prefeita Danúbia com relação a atual diretoria ? Seria devido às ALIANÇAS anteriores e que agora há uma nova postura autônoma do SINDCHAP ? corre os boatos na cidade que os principais membros da anterior diretoria nunca voltaram para a sala de aula, pelo contrário, já estariam sendo empossados em cargos de confiança para manter ainda mais os elos políticos comungados.  

CONCLUSÃO: A revolta dos professores em assembléia ocorrida no dia 17/06/2011 que determinou as manifestações foi em decorrência da protelação da prefeita desde abril ficar prometendo o pagamento do abono em público e sempre fugindo das negociações com a nova diretoria do SINDCHAP. Os professores externaram sua INDIGNAÇÃO por causa das DESCONSIDERAÇÕES da prefeita em não repassar as devidas valorizações salariais e nem tão pouco querer repassar as quantias EXTRAS de quase 2 milhões do FUNDEB referente a 2010.  

* CALÚNIAS:

A prefeita em sua entrevista tentou causar até mesmo discórdia entre, o secretário geral, Enedilson, e os professores sócios da entidade por dizer que o mesmo estava processando seus colegas por causa da merenda escolar.  Não existe nenhuma ação ou suposta atitude de Enedilson com respeito à essa infame CALÚNIA. Ao contrário disso, Enedilson, é reconhecido pelo COMAE (conselho municipal da merenda escolar) por sua bravura em 2007 de combater as falcatruas analisadas na prestação de contas daquele período. Enedilson até mesmo fez um DOSSIÊ de 6 páginas e entregou ao MINISTÉRIO PÚBLICO que culminou numa auditoria.

Outro episódio discutido pela prefeita foi referente ao trabalho de motivação em carro de som em espécie de TELEMENSAGEM aos professores no dia 22 de junho nas principais escolas do município. O secretário, Enedilson, estava transmitindo a mensagem de motivação para agirem como ÁGUIAS (símbolo de coragem e luta) e ao mesmo tempo convidando-os para aumentar as fileiras  combatentes. A prefeita abriu um TCO (termo circunstanciado de ocorrência) contra essa atitude baseada em boatos que totalmente distorceram a mensagem propagada. A audiência que deveria ocorrer no dia 01/07/2011 às 9:10h não ocorreu pela ausência da prefeita.

CONCLUSÃO: É lamentável os golpes baixos de uma pessoa que REPRESENTA o povo, desferidos há uma entidade representativa dos servidores públicos municipais. Os servidores foram sempre encarados como MARGINAIS e PALHAÇOS durante esses 11 anos de poder que acham ser ABSOLUTO. Em um período de apenas 1 ano desse governo (2009-2010) houve 3 greves dos servidores em razão da intransigência na execução do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração). Fomos também às ruas para lutar contra um lei de CONGELAMENTO de salários dos servidores. A prefeita sempre agiu de forma RÍSPIDA quanto se trata de reivindicações do SINDCHAP. Os professores estão totalmente desmotivados por  não ver seus salários valorizados com relação as projeções de recursos de FUNDEB para 2011. E mais ainda perceber seus colegas nas cidades circunvizinhas receberem deste abril/2011 as sobras de reajustes de FUNDEB/2010. Quanto aqui em Chapadinha  “SÓ PROMESSAS E NADA MAIS”.


SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CHAPADINHA.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário