Postagem em destaque

Nota de Esclarecimento: Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte:

Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte: Minha ausência temporári...

segunda-feira, 17 de março de 2014

Professores de Chapadinha realizam ato público no 1º dia da Greve Nacional da Educação.



Os professores da rede municipal e estadual de ensino em Chapadinha-MA, se uniram hoje (17) no primeiro dia da Greve Nacional da Educação, que se estenderá nesta terça (18) e quarta-feira (19) promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A concentração começou por volta das 8:00h, na sede do SindChap e Simproesemma. Em seguida os professores  em caminhada saíram pelas principais avenida centrais com faixas, esclarecendo a sociedade sobre os motivos que levaram a categoria a paralisar, cuja pauta inclui mais investimentos para a educação pública, valorização, carreira, destinação do royalties do petróleo para Educação, o cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério, 10% do PIB para a educação, entre outras reivindicações.

A caminhada culminou com um importante ATO PÚBLICO na praça Cel. Luis Vieira em frente a Câmara Municipal, onde diversos professores usaram da palavra para protestar contra as artimanhas dos nossos governantes em todo o Brasil, protelando o cumprimento e  burlando as leis que deveriam trazer melhores condições de trabalho aos educadores.

Um assunto muito abordado no ato público foi a lei do Piso que trata, em suma, da remuneração dos profissionais do magistério e jornada de trabalho. Um fato que preocupa a categoria é que os reajuste do piso não vem acontecendo de acordo com o crescimento do valor aluno/ano. O reajuste que deveria ter sido 19%, somente foi atualizado em 8,32%.

Outra preocupação também se dar pelo descumprimento da jornada de trabalho, onde pelo menos um terço da jornada de trabalho dos professores deve ser dedicada ao planejamento de atividades pedagógicas, fora da sala de aula. A nível nacional esse fator vem sendo descumprido totalmente. 

No Maranhão, poucos gestores cumprem as determinações da lei. A maioria desrespeita e ainda quer propor medidas equivocadas, que infringem as regras, usando como justificativa a falta de recursos para arcar com os custos do cumprimento.

Em Chapadinha, através da paralisação nacional da educação em 2013, os professores através do SindChap, conseguiram a implantação, com a proposta da secretaria municipal de educação, que no primeiro momento, foi acordado o pagamento da hora-extra, na condição da lei ser aplicada em 2014.

Porém uma questão vem deixando os educadores em alerta. A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) está divulgando uma interpretação equivocada a respeito do terço de hora-atividade, orientando os secretários municipais de educação que adotem a hora-relogio de 60 minutos nos cálculos das horas-aulas, adotada por cada sistema de ensino,  em 45, 50 ou 60 minutos.

Dando continuidade as discussões os professores se reuniram no período da tarde na sede do Sindchap. A professora Leodenes Baggio, presidente da delegação regional do Simproesemma, fez uma apresentação, através de slides, sobre todas as questões que envolvem a lei do piso e como os professores devem agir, caso seus direitos  não sejam respeitados. Os professores atentos participaram do debate, já se preparando para as lutas que, sem dúvida, eclodirá em todo o país, até que nossos governantes aprendam a valorizar os educadores e toda a educação pública.

A programação da greve nacional segue nesta terça-feira (18), a partir das 8:00hs no SindChap, com a continuação de estudos de leis pertinentes a educação. É aguardada a participação da professora, Antônia Benedita Costa, 1ª vice-presidente do Sinproesemma, que se deslocará de São Luis, para ministrar uma palestra, trazendo novas informações de interesse da categoria.

Enedilson Santos
Secretário-Geral do SindChap

Veja as fotos do 1º dia da GREVE NACIONAL em Chapadinha-MA.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário