Postagem em destaque

Nota de Esclarecimento: Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte:

Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte: Minha ausência temporári...

terça-feira, 12 de março de 2013

O SINDCHAP e os seus gatos pingados !



Desde a saudosa e militante sindical, Neném Coelho, a história do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha-MA (SINDCHAP) foi marcada, nesses 30 anos, de muitos protestos e manifestações da categoria contra as negligências e contrariedades dos direitos do Servidor.

No governo de Isaías os gatos pingados iam as ruas em manifestos contra atrasos de meses de salários atrasados. O ex-gestor na época se preocupava apenas no assistencialismo, enquanto o funcionalismo era desprestigiado e humilhados no comércio local por não poder quitar suas dívidas. O resultado é que hoje a prefeitura está pagando milhões em forma de precatório.

Os gatos pingados na época tinham medo de sair às ruas, sob ameaças até de serem presos, mas mesmo assim davam a "cara a tapa" em busca de seus direitos. Depois entra na política o tão chamado, "Salvador da Pátria", que diferente de Isaías, não só pagou o salário em dia, como manteve, religiosamente, o adiantamento dos vencimentos, dez dias antes de completar o mês.

Dr. Magno Bacelar, começou governando bem, mas ao longo dos seus dois pleitos , foi esquecendo em aplicar as políticas públicas na saúde, educação, infraestrutura etc. Como resultado, os tribunais de conta, hoje, escancara, as fraudes em desvios de milhões dos cofres públicos. 

Os gatos pingados novamente entra em ação, quando Dr. Magno copiou a lei do então ex-governador, José Reinaldo, onde teve a audácia de querer congelar os salários. No entanto, Bacelar, como um político sociopata, tremia diante de qualquer movimento sindicalista, ou seja, qualquer aversão a sua imagem farsa de "nota 10", era egocentricamente, um terror.

Eis a razão do doutor manter uma câmara leal, uma rádio Mentirante a seus dispor, 24 horas no ar e uma ruma de blogueiros oportunistas de plantão. Mesmo com essa cúpula governamental formada, o SINDCHAP, conseguiu, sob pressão e em plena campanha política da sucessora, Danúbia Carneiro, a aprovação da lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

Porém o pior ainda estava por vir. Depois de assumir o governo, sob justiça, Danúbia e Magno, mostraram as unhas afiadas, relutando em não executar o PCCR, alegando que o município não tinha condições de arcar financeiramente com as responsabilidades, e ainda dizendo que o Plano tinha sido sancionado em período eleitoral, sendo assim, inválido judicialmente.

Novamente os poucos gatos pingados entram na luta. Só no primeiro ano de governo de Danúbia, aconteceu 3 paralisações. Os vereadores cúmplices, ainda chamavam os professores de palhaço e formadores de maginais, enquanto a prefeita, afrontavam impondo sua autoridade, e ainda dizia ditadoramente que nem com "faca no pescoço", a mesma cumpriria as reivindicações sob pressão. A rádio Mentirante e os blogueiros, principais do governo como William Fernandes e Alexandre Pinheiro, se emudeciam diante da luta de classe, e quando as vezes, teclavam, eram para tentar desqualificar os manifestantes.

Mesmo diante do poder dominante, o SINDCHAP e os seus gatos pingados nunca se calaram, nunca foram completamente vencidos. Mesmo sendo perseguido ao extremo, nunca fraquejaram, mesmo na opressão. O pior que a atual diretoria do SINDCHAP, além de ter o embate com o governo, que nunca cedeu ao diálogo, ainda enfrentava, vez por outra, sindicalistas de governistas, que iam às assembléias gerais, para intimidar e tentar calar a voz dos gatos pingados contra seus patrões corruptos.
Porém os gatos pingados mudaram de rostos, os poucos que tem a coragem de lutar hoje, no ano passado, estavam acomodados na sombra do governo, e são os mesmos que contrariavam as ações do sindicato. Ou seja a cara dos pichanos, mudam conforme o som das músicas litúrgicas do "vem a nós o vosso reino", salvo aqueles que tem espírito sindical genuíno.

Historicamente, hoje o SINDCHAP, tem grandes aliados. Com a renovação da Câmara, temos edis que se preocupam com as reivindicações da categoria, embora alguns deles, eram opressores no governo anterior, servindo como Secretário, ou Laranja, em apoio aos desmandos. Podemos citar, sem medo de errar que os vereadores, como Manin do PT, que vem da base e dos movimentos sociais, entre outros, são os que tem reputação ilibada e dignidade para manter a bandeira de luta.

Historicamente também, pela primeira vez em Chapadinha, temos uma gestora e secretários que se dispõem em formar debate dentro dos portões da entidade, junto à categoria, para achar a melhor maneira de aplicar as leis. Isso era o discurso da prefeita Belezinha nos palanques, em reuniões com sindicatos e associações em seu projeto de governo. Esperamos que a mesma mantenha a palavra, assim como já se prontificou ao diálogo.

Enquanto isso os gatos pingados, genuínos ou não, estarão fortalecendo as ações de luta, sempre atentos aos direitos, que jamais podem ser suprimidos pela arrogância e/ou intransigência de qualquer que seja os governantes, nos poderes constituídos.

Enedilson Santos - Gato Pingado Genuíno e secretário do SINDCHAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário