Após todas as lutas de 2009 (Plano, Piso, Equiparação, Abono e outros), o SINDCHAP parte para mais uma bandeira de luta, agora em 2010: as Promoções e Progressões dos servidores.
Bom, trata-se dos ganhos salariais que devem ocorrer quando os servidores se capacitam, seja na conclusão do Ensino Superior e de Pós-Graduação, seja de cursos de aperfeiçoamento que realizam. Também podem ocorrer por tempo de serviço.
Entretanto, o Poder Público Muncipal não realiza as Promoções e Progressões de maneira automática, o que exige um certo desgaste por parte dos servidores e do Sindicato ao terem que exigir o cumprimento de um direito adquirido.
Nós do SINDCHAP não acreditamos que seja necessária nova paralização para que seja cumprida a Lei.
Aí está uma definição mais técnica das Progressões e Promoções:
"Progressão é a passagem do servidor para o padrão imediatamente superior dentro da classe ou categoria atual, de sua Carreira Funcional.
Promoção é a passagem do servidor do último padrão de uma classe ou categoria, para o primeiro padrão da classe ou categoria imediatamente superior, de sua Carreira Funcional.
É por meio da progressão e da promoção que ocorre o desenvolvimento do servidor nas carreiras (ou cargos)"
(site da FIO CRUZ: http://www.direh.fiocruz.br/manual/novo_manual/index.cfm?id=51&m=beneficios&s=progressao_promocao_funcional.htm )
Está previto, para este mês de abril, uma Assembléia Geral com a finalidade de, dentre outros pontos, demonstrar para os servidores o tema das Promoções e Progressões e, ainda, informar acerca do processo de negociação com a Prefeitura.
por: Jânio Rocha Ayres Teles
Secretário Geral
SINDCHAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário