Postagem em destaque

Nota de Esclarecimento: Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte:

Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte: Minha ausência temporári...

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O "remendo" que aumentou o "buraco"

Chapadinha-MA espera uma solução eficiente para o problema da avenida Ataliba Vieira de Almeida. 

Fotos tiradas ontem, dia 16 de dezembro, mostram a situação de abandono em que a prefeitura deixou a entrada da cidade, com montes de barro e buracos deixados com a retirada do pouco asfalto que ainda havia no local. 

Além de tudo isso, a versão que corre é a de que esse estrago foi feito pelos manifestantes da última segunda feira, 13. Que ironia do destino, já que tais entraves ao tráfego foram produzidos minutos antes de os manifestantes se aglomerarem na entrada da cidade e rumarem para a câmara municipal. 

O que se constatou até ontem foi que os tratores foram retirados e os veículos passam com dificuldades. 
Quanto à representatividade, isso não nos cabe julgar de maneira bastante nítida, pois o anseio de uma população é algo subjetivo e pode estar materializado em um movimento. Nem os contrários, nem os apaixonados, podem afirmar precisamente (pelo menos por enquanto) a repercussão e a significância do movimento. Mas o que posso sugerir é que não se trata de um elemento quantitativo, mas qualitativo, isto é, trata-se de uma demonstração de que nossa sociedade está acordada para o exercício da cidadania. 
Como não dizer que o movimento representava o anseio de lideranças sociais se grande parte dos trechos citados foram do Padre Neves, por exemplo? Vão dizer que ele está errado? Vão dizer que ele está mentindo? 

Pois bem, vou repercutir o que ele publicou acerca de nosso primeiro movimento, ocorrido no dia 25 de janeiro de 2010: 



Publicação do dia 31 de janeiro de 2010: 

"A Paróquia congratula-se com a coragem das pessoas que foram à rua exigir que a Prefeitura mande arranjar o piso da entrada da cidade, assim como toda a avenida Ataliba Vieira. 
(...) 
Sinceramente pensamos que o que está acontecendo, mais que abuso, é provocação à população." (Fonte: boletim paroquial de 31/01/2010) 

Publicação do dia 23/04/2010: 

"O abandono das obras da Ataliba Vieira é apenas uma das várias provas do descaso com a situação pública do nosso município. Mais uma mostra da incapacidade de administrar e gerir os recursos públicos. Mais uma cena lastimável que querendo ou não o cidadão terá que engolir" (Fonte: http//pedrojosemyblog.wordpress.com, de 23 de abril de 2010) 

Publicação do dia 12 de dezembro de 2010: 

"Nas últimas décadas, Chapadinha tem sido esquecida. Está abandonada. Merece melhor sorte no futuro" (Fonte: Boletim Vida Nova, de 12/12/2010) 

Quase um ano se passou e a expressão da revolta e insatisfação continua a mesma. 

Então, o movimento atendeu ou não a um anseio social? 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário