
Neste dia 13 de julho de 2010 comemora-se os 20 anos da Lei N° 8.069/90 (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE).
Na verdade, há mais o que refletir do que comemorar.
Em Chapadinha-MA a realidade de nossas crianças e adolescentes ainda é incerta.
Investe-se muito mais em iniciativas que degradam a família e a formação juvenil do que na promoção da formação para a cidadania e convivência social saudável.
Haja vista os patrocínios da iniciativa privada e do Poder Público Municipal a bandas e eventos carnavalescos e/ou festivos quaisquer.
Quando o investimento é numa gincana juvenil, uma formatura escolar ou mesmo um curso preparatório para profissões ou ao ENEM, recursos minguados.
Casos de violência juvenil, gravidez na adolescência, atraso escolar, drogas, pedofilia e muitos outros têm cada vez mais proliferado-se em nossa sociedade de forma a que pessoas mais esclarecidas questionem-se para onde iremos com tanta degradação dos valores.
É louvável, por exemplo, a iniciativa recente do empresário Allan Monteles ao propor-se a interceder junto à empresa que representa para patrocinar a confecção de placas e outdoors pela cidade com temas levantados pelo Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA).
Outra iniciativa louvável é a do nobre Juiz de Direito, Dr. Mário, ao abraçar a campanha contra o crac, lenvantada por mães desesperadas ao ver seus filhos serem consumidos pela droga.
A Sociedade Esportiva Real Brasil, também, constitui-se empreendimento social de grande envergadura em nosso município, com pouquíssima ajuda do Poder Público Municipal e grandiosa colaboração de pessoas de nossa sociedade. E o Oséas (Manim), grande liderança que encabeça aquele empreendimento!

Mas, o que acontece é que, muitas vezes, nem há melhorias reais para a população e, muito menos, para nossas Crianças e Adolescentes.
Daí nem o presente e nem o futuro se salvam do fracasso, da decepção e do atraso... ...político... ...econômico... ...cultural... ...ético/moral... ...e humano!
Que a comemoração dos 20 anos do ECA demarque uma transformação na maneira de nossa sociedade e, especialmente, de nossos governantes, verem nossas Crianças e Adolescentes e promoverem a sua real felicidade.
SINDCHAP
A DIRETORIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário