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domingo, 18 de abril de 2010

ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA... APESAR DOS AVANÇOS... MUITOS PRECONCEITOS!

O preconceito e a discriminação ainda presentes em diversos meios acadêmicos e profissionais em relação ao Ensino Superior a Distância contrastam com os esforços governamentais e sociais pela democratização da Educação Superior no Brasil.

A ignorância em relação à legislação e, ainda, em relação aos conteúdos profissionais mais atualizados, pode levar muitas lideranças a “atirar antes de olhar”, isto é, condenar o Ensino Superior a Distância antes de conhecer sua estrutura jurídica e pedagógica. Como diz na Bíblia, em outras palavras, devemos conhecer a eficiência de uma árvore pelos frutos que ela dá.

Sou o professor Jânio. Sou graduado em Filosofia, pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Fiz pós-graduação na Universidade Cândido Mendes e sou considerado, por muitas lideranças sociais e educacionais de Chapadinha-MA, um bom professor, seja de Educação Básica, seja de Educação Superior.

Fiz pós-graduação no sistema “a Distância” na Cândido Mendes e, nem por isso, tenho deficiências em minha formação em comparação com outros profissionais formados no sistema presencial.

Sou tutor do curso de Filosofia da Universidade Aberta do Brasil, instalada em Anapurus em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão. O curso é a Distância e demonstra o grau de expansão e de fortalecimento do Ensino Superior a Distância no Brasil e em nossa região.  
Tenho um tio, José Costa, que reside em Luzilância, Piauí, que formou-se profissionalmente em eletrotécnico pelo Instituto Universal Brasileiro no sistema totalmente a Distância e hoje sustenta sua família com um padrão de vida de classe média a partir de sua profissão conquistada pelo Ensino a Distância. De outra forma, não teria como fazer um curso de eletrotécnico em sua época.

 

Veja alguns comentários a mais sobre O Ensino Superior a Distância e o preconceito de que ele é alvo:


A LDB INCENTIVA O ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA

A LDB preceitua o incentivo às iniciativas de ensino à distância em todos os níveis. As condições gerais para o funcionamento de pós-graduação sob esta modalidade de ensino foram fixadas pela Resolução CNE/CES n.º 01, de 03/04/01.

http://www.capes.gov.br/duvidas-frequentes/2356-a-ldb-preceitua-o-incentivo-as-iniciativas-de-ensino-a-distancia-em-todos-os-niveis-as-condicoes-gerais-para-o-funcionamento-de-pos-graduacao-sob-esta-modalidade-de-ensino-foram-fixadas-pela-resolucao-cneces-no-01-de-030401


APESAR DA EXPANSÃO, ENSINO A DISTÂNCIA AINDA SOFRE PRECONCEITO

EAD traz benefícios inclusive para o ensino presencial, que passa a encarar a aprendizagem de uma nova forma. "O ensino a distância está 'cutucando' o presencial, que agora começa a se mexer e olhar os recursos disponíveis. Começa-se a repensar o ensino, de uma forma mais atualizada", aponta.

(...)

Dados do Enade (exame do MEC que avalia o ensino superior) divulgados em 2007 revelaram que os alunos do ensino a distancia se saíram melhor do que os presenciais em sete das 13 categorias comparadas (...)

Apesar dos dados positivos, o preconceito no mercado de trabalho ainda existe. "No Brasil ainda há muita desinformação quanto às reais possibilidades e os reais resultados da EAD. O MEC determina, porém, que o diploma para quem faz a universidade a distância ou presencial seja o mesmo. O que importa é a titulação, e não a forma de entrega do conteúdo", defende Genesini.

www.metodista.br/.../apesar-de-expansao-ensino-a-distancia-ainda-sofre-preconceito/





SENADOR CRISTOVAM BUARQUE DEFENDE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA

A educação a distância é também amplamente defendida pelo primeiro Ministro da Educação do governo Lula da Silva, Cristovam Buarque. No documento intitulado “Universidade numa Encruzilhada”, Buarque (2003), prega “a necessidade de uma revolução no conceito de universidade” (p. 3) e essa revolução passa, segundo o autor, pelo ensino a distância que possibilitaria a implantação da “universidade aberta”, que seria uma universidade sem muros e sem um campus fisicamente definido. “A universidade do século XXI será aberta a todo planeta. As aulas serão transmitidas pela televisão, pelo rádio e na internet “ (id., p.18).

http://www.celia.na-web.net/pasta1/trabalho15.htm




JOSÉ MANUEL MORAN E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Estamos numa fase de consolidação da EAD no Brasil, principalmente no ensino superior com crescimento expressivo e sustentado. O Brasil aprende rápido e os modelos de sucesso são logo imitados. Passamos de importadores de modelos de EAD para desenvolvedores de novos projetos, de programas complexos implantados com rapidez. Algumas razões principais para esse crescimento rápido: demanda reprimida de alunos não atendidos, principalmente por motivos econômicos. Muitos alunos são adultos que agora podem fazer uma graduação ou especialização. Com a LDB o Brasil legalizou o ensino superior a Educação a distância pela primeira vez. Por falta de termos instituições grandes em EAD como em outros países pudemos com a Internet passar do modelo por correspondência para o digital. O brasileiro aprende rapidamente, é flexível, se adapta a novas situações.

Ao mesmo tempo a EAD sempre esteve vinculada no Brasil ao ensino técnico, desde a década de 40 com o Instituto Monitor e o Instituto Universal Brasileiro. Depois ao ensino de adultos - os antigos supletivos - com os Telecursos. Por isso ainda resiste o preconceito com a EAD principalmente no ensino superior.



Uma grande prova de que a Educação a Distância é incentivada como um instrumento de inclusão social, econômica e cultural, é a criação, por parte do Governo Federal, da Universidade Aberta do Brasil.


Esperamos que a sociedade chapadinhense possa abrir os olhos, ainda mais, para os avanços tecnológicos e sociais que têm chegado ao município e que, dessa forma, possam assegurar, educacional e profissionalmente, os avanços já conquistados econômico e socialmente nos últimos anos.

Esta é uma mensagem do professor Jânio em solicitação do espaço ao SINDCHAP.

Obrigado!



Um comentário:

  1. Caro, professor Jânio!!!

    Aproveitando seu pronunciado sobre o ensino à distância, gostaria de contribuir dando meu testemunho sobre o assunto.

    Fui aluno no curso de Direito Urbanístico, na PUC-Minas Virtual, e posso dizer-lhe que me surpreendeu sua desenvoltura e exigência, resultando num aprendizado gratificante e marcante, de modo que asseguro ter sido uma importante experiência educacional.

    Com efeito, rogo aos meus conterrâneos que, se tiverem a oportunidade e conhecendo bem a instituição educacional, matriculem-se e aproveitem bem os cursos à distância, porque são merecedores de elogios.

    Abraço, D.Júnior!!!

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