Postagem em destaque

Nota de Esclarecimento: Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte:

Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte: Minha ausência temporári...

quinta-feira, 17 de março de 2011

IDH no mundo: O Índece de Desenvolvimento Humano no mundo e... na Líbia!

Observe o índice que avalia a qualidade de vida nos países do mundo. O que achei curioso foi o caso da Líbia, país africano mas que apresenta o melhor desempenho daquele continente.




Veja que a Líbia é o único país africano que aparece da cor verde, o que denota sua condição destacada no continente. A cor verde indica que o país apresenta IDH superior a 0,800 pontos. Isso corresponderia ao IDH de alguns estados brasileiros. Confira a situação do Maranão na imagem abaixo:




O Maranhão apresenta IDH inferior a 0,700 pontos, estando muito abaixo da Líbia.


LEGENDA:

Verde escuro - 0,800 - 0,900 - (elevado)

Verde claro -   0,700 - 0,799 (médio-alto)

Laranja -          0,600 - 0,699 (médio-baixo)





Veja dados sobre o Brasil, as regiões e os estados:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_IDH



Outra imagem interessante é a seguinte:

PROJEÇÃO DE IDH PARA 2030 (os países em azul os países com melhor IDH em 2030, segundo projeção da ONU)



Observe que o único país da África indicado para elevado IDH é a Líbia. Vale lembrar, também, que a Líbia corresponde a um país de tendência ideológica socialista aparecendo na lista, algo perigoso para o capitalismo mundial, seja pela ameaça econômica quanto político-ideológica.

http://www.allvoices.com/news/8478593-outlook-stark-for-libyan-oil-exports

A Líbia, em quanto país de tendência ideológica socialista apresenta-se como ameaça à hegemonia capitalista sobre o mundo e, inclusive, sobre a Europa, altamente dependente do fornecimento de petróleo da Líbia.

Por sua vez, a proximidade do Japão em relação à Coréia do Norte, outro país socialista, e que detém conhecimentos militares nucleares (bomba atômica) é uma ameaça à hegemonia do capitalismo. Um esvaziamento ou fragilização do Japão, direto ou indiretamente, pode atingir esse poderoso inimigo do capitalismo.
 
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,japao-diz-que-pode-derrubar-foguete-norte-coreano,338270,0.htm

Enfim, o conflito na Líbia não se dá simplesmente pelo espírito de algumas lideranças mudiais em libertar uma população de um tirano. Questões econômicas e ideológicas muito mais profundas perpassam os acontecimentos e determinam os posicionamentos na geopolítica mundial.

por: Jânio Rocha Ayres Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário