Postagem em destaque

Nota de Esclarecimento: Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte:

Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte: Minha ausência temporári...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Chapadinha venceu!



Não se pode dizer que Danúbia venceu, ou que os servidores públicos municipais venceram.

Ambos tiveram que ceder a tantos embates e chegar a uma definição rasoável do que fazer. Por isso, Chapadinha como um todo é que venceu.











Em reunião com o senhor promotor Fábio, às 15 horas, a comissão do SINDCHAP (composta por: Jânio, Mariana, Maria Coêlho, Neldan e Joaquim) conversou com a prefeita e com seu assessor jurídico, Dr. Luciano.
(FONTE: LOCAL NOTÍCIAS)






A conversa foi difícil, dado o clima um tanto quanto tenso (provocado, é certo, pela senhora prefeita, com suas declarações intempestivas em uma rádio local). Contudo, a equipe do SINDCHAP não revidou e a conversa decorreu com tranquilidade.





A senhora prefeita argumentou que não se fazia necessário paralisar o funcionalismo público municipal, dado o fato de que, segundo suas próprias palavras, sempre tem se mantido aberta a diálogo com o Sindicato.










Na verdade, a comissão contra-argumentou afirmando que tentou por várias vezes e por diversos meios reunir-se com a senhora prefeita a fim de que se pudesse ter uma posição oficial acerca dos motivos do não cumprimento do acordo de maio e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, preparado por equipe conjuta do SINDCHAP e prefeitura.







O senhor promotor manteve um papel de mediador do debate e, ainda, direcionador de uma saída equilibrada para a problemática (na verdade, a atribuição seria do promotor Douglas, que não estava na cidade e que chegou depois, estando um pouco alheio aos detalhes do que se passava).








Realmente a senhora prefeita reconheceu que se exaltou na rádio (é o que nós, do SINDCHAP também achamos, mas preferimos manter a prudência necessária). Reconheceu, ainda, que não conseguiu manter uma conexão de diálogo eficiente com do Sindicato no período em que saiu o pagamento. Contudo, disponibilizou-se a corrigir esse problema de comunicação.







Finalmente, conseguiu-se convencionar que o principal problema de aplicabilidade do Plano é o salário-base dos servidores da saúde com nível superior. Ficou combinado que haverá uma reunião na sexta feira, dia 07 de agosto de 2009, para esmiuçar os problemas e resolver as falhas quanto ao Plano para, na semana seguinte, encaminhar à Câmara de Vereadores.







Quanto ao cumprimento do Plano, chegou-se a uma convenção: o Plano será encaminhado para a Câmara Municipal e já deve ser apreciado e votado a tempo de seu cumprimento já no dia 20(21) de agosto. Caso não seja possível o pagamento do Plano ainda em agosto, o pagamento de setembro incluirá o retroativo de agosto. Foi isso que a comissão conseguiu definir junto à prefeita.

Por último, mas não menos importante, discutiu-se durante meia hora sobre o desconto de ponto dos servidores que aderiram à paralisação. Enfim, por solicitação informal de Dr. Fábio, Danúbia acatou e, com isso, não haverá desconto, desde que os servidores retornem ao trabalho amanhã, dia 05 de agosto de 2009.








De volta ao Sindicato, uma multidão de quase trezentas pessoas já aguardava a comissão que, logo que chegou, explanou o resultado da conversa.





Apesar da posição mais crítica de pessoas que achavam que a comissão deveria ter endurecido mais o debate, as deliberações da comissão junto ao Poder Público Municipal foram acatadas e aprovadas por ampla maioria da Assembléia, que aplaudiu calorosamente.








Dr. Marinel, advogado que nos assessorou, assumiu a palavra e congratulou-se com as conquistas alferidas.

Encerrou-se a Assembléia às 19 horas em clima de animação e de um pouco de espectativa quanto a real cumprimento do Plano.

Como lição que fica deste movimento, pode-se dizer que os servidores públicos municipais mais uma vez demonstraram força e coragem junto a seu Sindicato. "É isso, companheiros, se nos mantivermos unidos, sempre venceremos!" (palavras da professora Maria Coêlho)





por: professor Jânio Rocha Ayres Teles
SECRETÁRIO GERAL
SINDCHAP

Um comentário:

  1. Os servidores públicos de Chapadinha estão de parabéns, pois, como vimos, podem contar com a força do SINDCHAP, que possuui uma direção responsável e convicta de suas ideologias; primando sempre pelos direitos da categotia que representa. Seria um grande avanço, se todos os servidores se conscientizassem da importância de um sindicato para o trabalhador.
    Nós, do SINDICATO DOS TABALHADORES EM EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE MATA ROMA -SINPSEMA-, também estamos nesta mesma luta.
    PROf° Hiulo Rodrigues de Carvalho, presidente do SINPSEMA.

    ResponderExcluir