Postagem em destaque

Nota de Esclarecimento: Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte:

Aos Servidores Públicos sócios do SINDCHAP, eu professora Jane Andrade, venho esclarecer o seguinte: Minha ausência temporári...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

! ! ! SUCESSO NA PARALISAÇÃO ! ! !




É INEGÁVEL O SUCESSO DA PARALISAÇÃO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL PROMOVIDA PELO SINDCHAP!
Efetivamente foram três dias que, de certa forma, ganharam uma proporção maior devido a inclusão do final de semana, chegando a um período de cinco dias de mobilização e revolta contra o Poder Público Municipal pela recusa em cumprir a Lei do Plano de Cargos e Salários, aprovada pela Câmara Municipal em 2008, às vésperas da eleição municipal.


QUEM NEGA A GRANDIOSIDADE DO EVENTO E O SUCESSO OBTIDO NEGA, TAMBÉM, OS SEGUINTES EVENTOS:

- a morte e ressurreição de Jesus Cristo foi considerada um fracasso por parte daqueles que eram temerosos, apegados aos bens materiais e não tinham fé suficiente;

- Tiradentes foi esquartejado. Seus assassinos e traidores permaneceram vivos por mais alguns anos. Contudo, hoje, ninguém mais fala deles. Todos estão mortos mas a memória de Tiradentes é o que nos resta, alguém que não se deixou amedrontar, se vender ou corromper;

- o presidente Lula foi um dos maiores sindicalistas do país. Quantas vezes ele não se posicionou frente a armas e passando por ridículo frente àqueles que usavam "rolex" ou pulseiras grossas de ouro? Ele era visto como um baderneiro, um perdedor fracassado. Hoje, os metalúrgicos (setor que ele defendia), ganham alguns dos melhores salários do país, e o Lula é o presidende do Brasil. Os "sábios" e os "comportados" hoje passam por alienados e covardes;

- Antônio Conselheiro fora derrotado fisicamente, mas venceu na história. Quem lembra o nome do comandante do exército que o massacrou?.



MEUS CAROS E MINHAS CARAS...

Qual é a imagem que você quer deixar para sua descendência? De um fracassado ou um vencedor na história. De alguém que preferiu sentar no trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar? Ou de alguém que, como Paulo Freire, mostrou o caminho do exercício da cidadania e da verdadeira consciência crítica?

Não somos fracassados pois, em nossa maioria, temos famílias, temos profissão definida, temos curso superior, temos responsabilidade, temos ética e moral. Não perseguimos, não degradamos o nome da família e nem de nossa sociedade. Somos fiéis a nossos ideiais e eles não são meros idealismos mas são o primeiro passo para a conquista de nossos direitos.

CHAPADINHA ACORDOU!

Este trecho nós escrevemos em homenagem ao que disse a digna vereadora Hilda Ponte, ao afirmar que agora o povo acertou...


Chapadinha acordou para a verdade.

Saímos da caverna da ignorância e da alienação.

Pena que muitos que têm poder (econômico, político e/ou religioso) não acordaram ainda, ou se acordaram estão hibernando.
Lembrem-se do exemplo do Titanic! Seus comandantes e o dono do navio não acreditavam na possibilidade de sua destruição. Quando surgiram os primeiros rumores de crise, preferiram cobrir o sol com a peneira e tentar pregar que aqueles que alertavam do perigo eram baderneiros e ignorantes. O que aconteceu? E com Chapadinha, o que acontecerá se nossos governantes não perceberem o clamor profético de seu povo?
Por séculos a população pobre do nordeste foi expoliada da verdade e de uma vida digna.

Os governantes não disponibilizavam educação e saúde à população e isso provocava uma vulnerabilidade social e econômica sem precedentes, deixando os pobres à mercê da "bondade" dos coronéis.
Em período de eleição, essa estrutura social assassina era perpetuada pelos favores políticos e pelos agrados ao pobre já extremamente necessitado.

Em tempos de chuvas avassaladoras, aqueles que se encontram às beiras dos rios são atingidos. Aí vem o Poder Público com suas ações emergenciais para tentar amenizar aquilo que é estrutural. Dá-se dinheiro, re-constrói-se casas e continua-se a manter os pobres nessa situação de dependência. Sim, porque se tivessem uma boa condição financeira não morariam em uma situação tão vulnerável.

E ainda culpa-se os pobres pelo não cumprimento do Plano de Cargos e Salários. Isso é culpar os inocentes por aquilo do qual são vítimas.

RESULTADO DA PARALISAÇÃO

Após reunião com lideranças sindicais e da prefeitura, definiu-se o seguinte:
- O pagamento imediato do Piso Salarial dos Professores;

- A constituição de uma equipe de trabalho que trabalhará na implementação do Plano de Cargos e Salários até um prazo máximo de 60 dias;
- A equiparação salarial dos aposentados (luta de anos);

- O não desconto na folha de pagamento dos funcionários que estiveram na paralização (deverão repor as aulas/horas não trabalhadas).

PONTOS ALTOS DO EVENTO
Dois momentos destacaram-se e merecem citação:
- a ida dos servidores em caminhada, na segunda feira dia 18 de maio, à Câmara Municipal, para participar da seção. Recebemos apoio incondicional dos vereadores que, dessa forma, merecem o nosso respeito e aplauso. O senhor Antônio Peroba, que fala pouco mas fala bonito, provocou surpresa e foi um dos mais aplaudidos;

- o encerramento do evento, em caminhada pelo centro da cidade, reunindo dezenas de veículos e superando um total de 1.000 (mil) pessoas. Foi lindo!


CAMINHADA FINAL
No final do dia, após a reunião com o Poder Público Municipal, mais de 1.000 (mil) pessoas já se encontravam em frente a prefeitura e, daí, saírem em caminhada para o centro da cidade. Considerou-se o maior movimento sindical já ocorrido em Chapadinha-MA.
Isso é fracasso? Isso é perda? Só quem perdeu foi quem não veio ou quem torceu contra, pois agora estão amargurando a verdade que não queriam ver: sua própria alienação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário